top of page

ULTIMAS NOTÍCIAS

Guarda Mirim continuará reunindo no Batalhão

Ten Cel Sérvio

Ten Cel Santiago

   O comando do 11 Batalhão de Polícia Militar mudou, tendo o Ten Cel Sérvio substituído o Ten Cel Santiago. Naturalmente, gerou-se uma dúvida quanto a continuidade da cessão do espaço do batalhão para uso dos alunos da Guarda Mirim.

   O quartel de polícia vem sendo usado pelo Instituto Caminhar para aulas e atividades desde Maio de 2013, quando o Ten Cel Santiago deixou a disposição do projeto a quadra e salas de aulas, mostrando todo o apoio da polícia militar ao Instituto Caminhar, sendo convidado para ser o paraninfo dos formandos de 2013.

   Com a mudança de comando, fez-se necessária marcar uma reunião com o Ten Cel Sérvio para saber se esta parceria seria renovada.

Então, no dia 10 de Outubro, o comantante do batalhão recebu em sua sala o Presidente do Instituto Caminhar- ASP Vieira- a Sd Cláudia, o professor João Karatê e os alunos Heuler, João Antônio e Wesley.

   O desenvolvimento do projeto foi explicado, assim como as metas alcançadas e a perspectiva para os próximos meses e o Ten Cel Sérvio imediatamente autorizou o uso do batalhão pelos alunos da guarda mirim, demonstrando interesse pelo projeto, satisfação com os resultados e renovando esta parceria para que adolescentes de nossa cidade tenham o melhor atendimento possível.

 

Agente Vieira, Sd Cláudia e alunos do Instituto Caminhar na solenidade de passagem de comando e entrega de uma placa em aagradecimento ao Ten Cel Santiago

PRESIDENTE DO INSTITUTO CAMINHAR MANIFESTA INDIGNAÇÃO CONTRA O DESCASO NO 7 DE SETEMBRO do ano de 2014

Hoje marcamos com nossos alunos do Instituto Caminhar “GUARDA-MIRIM”, o ponto de encontro para o desfile do dia 07 de setembro em nossa cidade, mas quando fomos ver nosso Instituto se quer estava registrado para o desfile. Não me conformei com essa situação, mas não tirei meus alunos de lá. O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DESSA CIDADE AINDA NÃO SABE QUEM É O INSTITUTO CAMINHAR, A GUARDA-MIRIM É AMOR, É UNIÃO, É CORAÇÃO E MUITO MAIS DO QUE ISSO, A GUARDA-MIRIM É A “FAMÍLIA GM” PRA VOCÊS QUE NÃO SABEM. Essa é a falta de comprometimento com nossas crianças e adolescentes, mas não vamos parar, isso só nos dá força para ainda mais lutar em prol delas, isso não nos desanima, e saibam que o INSTITUTO CAMINHAR nunca vai ficar no esquecimento, porque somos guerreiros, Obrigado alunos por comparecerem em peso no desfile, mostrando nossa força, luta e superação, isso sim é o INSTITUTO CAMINHAR, senhor poder executivo municipal.
A falta de comprometimento do PODER EXECUTIVO MUNICIPAL de nossa cidade (Manhuaçu) tem afetado muitas organizações que prestam serviços à nossas crianças e adolescentes, isso, tem dificultado o crescimento dessas Instituições. 
A total sintonia do PODER EXECUTIVO MUNICIPAL com os interesses das Instituições que acolhem nossas CRIANÇAS E ADOLESCENTES é fundamental para o crescimento de ambos, pois existe uma relação de dependência entre eles. 
Existem algumas coisas que parecem impossíveis de serem entendidas.
A falta de comprometimento é uma delas.
Como é que pode alguém dizer que vai fazer alguma coisa e não fazer?
Como é que pode alguém colocar a sua própria palavra em jogo, descumprindo-a?
Como é que pode alguém não se importar com o impacto das suas ações para os outros?
As pessoas não se sentem envergonhadas? Como???
Pode parecer estranho ser tão contundente este posicionamento, mas as únicas pessoas que não concordam com isso são as não-comprometidas. Sem discussão.
É realmente intolerável ser deixado na mão, não ter o acordado cumprido, ver que o outro não se importa e não está nem aí. E muitas vezes sobre para você ter de fazer acontecer, o que os outros não fizeram.
Desses recomenda-se à distância (literalmente), mas infelizmente dependemos deles, mesmo sabendo que eles estão ali por causa do povo e pelo povo.
Existem coisas que não valem a pena e são sem valor porque não respeitam a necessidade de interação entre as ações das pessoas: uma pessoa faz algo que impacta na outra... e assim por diante.
O importante é você estar muito atendo a mapear quem são os não-comprometidos e não entrar nesta “dança”. Estes não crescem, geralmente são os motivos de muitas questões que não funcionam e são incapazes de colaborar.
Nunca seja assim.
Se você quer crescer e ser reconhecido como um profissional de verdade, então se comprometa, mas demonstre em sua atitude. Palavras e emails aceitam qualquer coisa, mas nada melhor do que a ação para mostrar quem você é.
No mundo dos negócios existem 2 tribos: os que se comprometem e os que não se comprometem.
A tribo “1” (dos que se comprometem) são os que fazem o mercado crescer, trazem reconhecimento pelas conquistas e pela diferenciação e realmente deixam sua marca “no planeta”, porque é uma questão de respeito e de demonstração deste respeito.
Não importa se para 1 pessoa ou para 1 bilhão de pessoas.
Mas por mais inacreditável que seja, existem muito mais pessoas da tribo “2” do que da “1” e não é tão difícil assim, encontrar esta tribo em qualquer lugar. Olhe a volta e especial olhe para si próprio e seja honesto consigo mesmo.
O grande conselho é: escolha a sua tribo.
Lembre-se porém que não é apenas uma questão de escolha pois o grande entendimento é: os outros já selecionaram a qual tribo você pertence, pelas atitudes que você toma...então mudar de tribo, pode ser preciso.
Fique ligado. Comprometa-se.
O INSTITUTO CAMINHAR É COMPROMISSADO COM OS NOSSOS ALUNOS, DIGO, NOSSO ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. ISSO SIM É A GUARDA-MIRIM DESSA CIDADE

Guarda Mirim inicia PROJETO MULTIPLICADORES DE ATITUDE

     O projeto MULTIPLICADORES DE ATITUDES é proposto sob um dos princípios da Guarda Mirim, que busca trabalhar com adolescentes de modo que eles tenham condições de resistirem às ofertas da criminalidade e do uso de bebidas e drogas. Após consolidar estes jovens, o objetivo é fazer com que eles sejam exemplos em casa, na rua onde moram, na escola ou em outro estabelecimento que frequentem, formando uma rede de adolescentes que possuem valores fundamentados na cooperação, carater e honestidade.

     Na aula inaugural, ministrada pela Sd Cláudia, o tema foi BEBIDA, ALEGRIA OU PROBLEMA? Com a participação dos próprios alunos, foram feitas encenações sobre a vida de pessoas alcoolatras e também seus familiares. Ao final, o clipe da música "MAIS UMA DOSE", de Gabriel, o Pensador, levou os discentes a raciocinarem sobre o caminho a que o uso de bebida alcoólica leva. "EXISTEM CAMINHOS QUE AOS OLHOS DOS HOMENS PARECEM BONS, MAS NO FIM SÃO CAMINHOS DE MORTE"

Debate sobre maioridade penal

             No dia 28 de Maio, aconteceu na Câmara Municipal, um debate encenado pelos alunos da Guarda Mirim do Instituo Caminhar.

              O evento contou com a presença do Exmo Juiz Dr Marco Antônio Silva, o presidente da câmara de vereadores de Manhuaçu Maurício Junior, o Comandante da 72ª Cia de Polícia Militar Cap Adenilson Damasceno, vereador Paulo Altino, além dos agentes penitenciários Machado, Ribeiro e Rocha, alunos, pais dos gm's de Manhuaçu e Vila nova e também representantes da Guarda Mirim de Sta Margarida.

              A atração incial ficou por conta da banda de música do projeto JOVENS INSTRUMENTISTAS, sob comando do Sgt Marco Antônio, do qual fazem parte cerca de 10 guardas mirins que formaram no ano passado.

            Após a apresentação musical, passou-se a palavra para o Juiz, em seguida para o presidente da câmara e o vereador, que ressaltaram o trabalho da liderança do Instituto Caminhar. O ASP Rocha também falou sobre o trabalho voluntário que ele, o ASP Vieira e a SD Cláudia realizam com os jovens da sociedade manhuaçuense.

              Em seguida, iniciou-se o debate com os argumentos contra a redução da maioridade penal no Brasil. O principal questionamento dos alunos foi relativo à prevenção, sob a alegação de que essa alteração aumentaria a desigualdade social, pois atingiria principalmente os menores que não tem acesso a boa educação.

             Já aqueles que se posicionaram a favor da alteração do art 228 da Constituição Federal, que foi homologado em 1988, usando o critério biológico, que determina a idade mínima de 18 anos para que o indivíduo possa ser penalizado como adulto, usaram como argumento principal a sensação de impunidade, já que a legislação especial que rege a punição de menores é falha e assim, cada vez mais, estes jovens estão envolvidos com crimes violentos.

              Ao final, o Juiz da Vara Criminal que também responde pela Vara da Criança e do Adolescente, esclareceu os questionamentos trazidos por esta polêmica em torno da redução da maioridade penal, ressaltando que como vivemos em um sistema democrático, todos os argumentos, sejam contra ou a favor, são válidos e não é possível dizer quem está certo ou errado. Segundo o magistrado, é possível chegar à melhor solução mesclando as sugestões de cada um, levando-se em conta fatores judiciais e sociais.

 

AO FINAL, O JUIZ PRESTOU ESCLARECIMENTOS

O GRUPO A FAVOR- DE PÉ: Hugo/SENTADOS (DIR/ESQ):Gustavo,Lucas L.,Heuler

BANDA PROJETO JOVENS INSTRUMENTISTAS

O ASP ROCHA FALOU PARA OS PRESENTES

O GRUPO CONTRA- ESQ/DIR:: Welber,Ítalo,Victor,

Stifani e Maísa

bottom of page